O Porto do Recife poderá receber nova dragagem nos próximos meses. A ação foi colocada em pauta nesta quarta-feira (29), durante a realização da reunião de diversos setores da indústria e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, com a Secretaria Nacional de Portos e representantes do Ministério da Infraestrutura, em Brasília.
Na ocasião, foram apresentadas garantias de que o Porto do Recife dispõe das licenças para se habilitar à dragagem. A última ocorreu em 2012.
“Já pleiteamos a reforma do Cais e a dragagem. Demos entrada e conseguimos alocar o recurso, porém, o Governo está fazendo um contingenciamento muito grande devido à situação do País e não está sendo tão fácil”, explica Schwambach. “Eles ficaram de analisar o pleito. Em 30 dias nos reuniremos novamente para saber das resoluções”, completou.
Hoje, existem cerca de R$ 50 milhões para dragagem disputados com outros estados, sendo R$ 27 milhões de restos a pagar de 2018, que devem ser usados no Porto do Recife.
O presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, considerou a reunião, do ponto de vista técnico, bem favorável, mas faltam etapas de decisão do Ministério de Infraestrutura.
“O Governo do Estado está pronto para assinar o termo de compromisso, como colocou o secretário Schwambach. A dragagem vai eliminar limitações às operações do Porto e trazer novos investimentos”, concluiu.
Atualmente, a área tem capacidade de recebimento de navios com calado de no máximo 8,8 metros.
Fonte: Folha de Pernambuco
Foto: Pixabay