A secretária Executiva Adjunta do Ministério da Infraestrutura, Viviane Esse, participou, nesta terça-feira (19), em São Paulo, da cerimônia conjunta de abertura da 25ª edição da Intermodal South America e da XXI NT Expo – Negócio nos Trilhos. Na oportunidade, a secretária assinou memorando de entendimento para cooperação técnica entre o ministério e a Fundación de la Comunidad Valenciana para la Investigación, Promoción y Estudios Comerciales de Valenciaport (Fundación Valenciaport), ligada ao porto de Valência, na Espanha.
O objetivo é estabelecer ações conjuntas destinadas à realização de edições no Brasil do Curso de Especialização em Logística e Gestão Portuária, bem como cursos de capacitação para os trabalhadores administrativos do sistema portuário, englobando a formação e qualificação profissional e a transferência de tecnologia. Também participam do memorando a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), além de associações e entidades representativas do setor portuário.
INTERMODAL
Na abertura do evento, a secretária adjunta ressaltou que o foco do Governo Federal é a desburocratização de procedimentos, a fim de reduzir o prazo para aprovação de investimentos privados. “Estamos eliminando os entraves sempre calcados na segurança jurídica”, disse Viviane Esse, que também participou de palestra na 22º Conferência Nacional de Logística, organizada pela Associação brasileira de logística (Abralog), sobre “Infraestrutura e logística para o país – visão e execução”.
Durante a Intermodal, Viviane Esse apresentou as diretrizes e planos do ministério em relação às rodovias, ferrovias, aeroportos, portos e obras públicas. “Para a retomada do investimento, o ministério tem como meta desenvolver os investimentos públicos e ampliar a parceria com o setor privado nos ativos da infraestrutura”.
Já o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, destacou que o Ministério da Infraestrutura tem saído a campo para discutir com todos os investidores e isso tem permitido ao governo construir políticas que atendam aos mercados de logística.
Fonte: Ministério da Infraestrutura