A Secretaria da Segurança Pública paulista diz que as polícias vêm trabalhando no combate a roubos de cargas. A pasta afirma também que, em 2017, em “mais da metade” dos 93 distritos policiais da capital não houve registro de roubo aos Correios (a afirmação desconsidera, porém, que a empresa restringe entrega nos locais perigosos).
O governo diz ainda que em 30 distritos da capital paulista houve, em 11 meses, o registro de um a três roubos contra os Correios. A pasta não informou o total de crimes registrados no período. “As polícias Civil e Militar atuam conjuntamente na segurança e ambas mantêm contato com representantes dos Correios para que registrem as ocorrências”, disse a secretaria em nota.
De acordo com o governo, no combate ao roubo de cargas, “a Polícia Militar realiza mapeamento dos locais e diversas ações e abordagens em veículos de carga, por meio das operações”. Na capital, diz a nota oficial, houve a prisão de 45 pessoas por envolvimento em roubo de carga em novembro passado, mês em que houve redução de 27% neste tipo de crime, em comparação com o mesmo período de 2016.
Comissão da Câmara aprova projeto que regulamenta transporte
A Comissão Especial de Transporte Rodoviário de Cargas da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 4.860/2016, que institui normas para a regulação do transporte rodoviário de cargas no País, em atualização à Lei nº 11.442/2007, informou o site da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
O PL, de autoria da deputada Christiane Yared (PR-PR), segue agora para tramitação no Senado. A relatoria do PL é do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP), membro da FPA. Conforme o parlamentar, o novo código possibilitará a redução do roubo de cargas, com punições mais rigorosas. “O PL beneficia os caminhoneiros, dando mais segurança ao transporte de produtos”, disse.
Para o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), “é preciso harmonizar a questão do transporte com os autônomos, as empresas, as cooperativas e, principalmente, com a agricultura. Queremos que haja uma legislação diferenciada para a agricultura brasileira, que é o maior cliente do transporte”.
O transporte rodoviário é responsável por 80% da movimentação de cargas do País, informou a FPA. Outro deputado, Mauro Pereira (PMDB-RS), também da FPA, lembrou que atualmente as transportadoras optam pelos autônomos, “porque o caminhão é dele, é ele que sabe onde estão os pardais, cuida 100% de todo o processo. Com isso, ele gera segurança para quem o contrata”, complementou.
Fonte: Jornal do Comércio